Hérnia Inguinal | OnStep
Fatores de risco para desenvolver hérnia inguinal:
-
Sexo masculino (4/5 das hérnias são encontradas em homens);
-
História familiar;
-
Outros problemas de saúde (ex: fibrose cística);
-
Tosse crónica;
-
Tabagismo;
-
Obstipação crónica;
-
Excesso de peso;
-
Gravidez;
-
Esforços físicos intensos;
-
Parto prematuro;
-
História pessoal de hérnia inguinal.
Hérnia Inguinal
A Hérnia Inguinal é uma fraqueza dos músculos da parede abdominal. Pode manifestar-se como uma saliência na zona púbica, eventualmente dolorosa, quando tosse ou realiza esforços.
Algumas hérnias inguinais são assintomáticas mas é possível sentir uma saliência na parede abdominal provocada pela hérnia, que é mais evidente em pé.
Se não for possível recolocar a hérnia no abdómen, pode significar que a hérnia está estrangulada. Caso não consiga recolocar a hérnia ou tenha algum dos seguintes sintomas (náuseas, vómitos, febre, dor intensa, tumefação rosa ou avermelhada) deve contactar imediatamente o seu médico ou o serviço de urgência.
Diagnóstico
O diagnóstico da hérnia inguinal é clínico e deve ser confirmado pelo seu cirurgião. Pode ser necessário a realização de ecografia ou TC em casos especiais.
Tratamento
A Hérnia Inguinal apenas é curável com cirurgia. Se não for tratada a tempo, existe o risco de complicações, como o estrangulamento, que pode colocar a sua vida em risco. Por esta razão, geralmente está indicada a correção cirúrgica que hoje em dia é um procedimento simples, com a técnica OnStep, que demora cerca de 15 minutos (ou 30 minutos no caso de serem 2 hérnias inguinais).
Se a sua hérnia é pequena e não o incomoda, poderá aguardar e controlar o seu desenvolvimento. No caso da hérnia inguinal ser dolorosa ou grande, a cirurgia é simples e alivia de imediato o desconforto e previne complicações futuras.
Existem sobretudo duas abordagens para a reparação cirúrgica de hérnias inguinais: técnica aberta e técnica laparoscópica (laparoscopia).
A técnica que mais aconselhamos para a resolução da grande maioria das hérnias inguinais é a ONSTEP, que combina uma via de acesso que diminui os riscos de dor crónica com uma agressão cirúrgica mínima e um melhor pós operatório imediato. Pode ser realizada com vários tipos de anestesia.
Saiba mais sobre a técnica OnStep e comentários de doentes já tratados, clicando em baixo.